ESG é o novo digital:

a sustentabilidade como matriz estratégica no futuro das organizações

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Estudo Accenture de 2021, realizado globalmente com CEOs do setor de bens de consumo e varejo, revelou que cerca de 65% das empresas começaram a transição para uma economia de baixo carbono, que vem sendo chamada de “net zero”

Embora quase metade dos entrevistados classifique seus esforços como ainda básicos. A sustentabilidade está entre as prioridades de investimento corporativo para os próximos dois anos – sobretudo quanto a adoção de metas alinhadas com a Agenda 2030, desenvolvimento de novos produtos e serviços com parâmetros ESG e estabelecimento de uma governança para a sustentabilidade –, mas isso ainda não parece ser suficiente para evitar que a temperatura do planeta suba mais que 1,5ºC neste século, como os cientistas dizem ser imprescindível para a sobrevivência da humanidade.


Diante da urgência, das pressões de investidores e consumidores e da ação insuficiente de governos (na visão de mais de 80% dos CEOs)

O que as empresas podem fazer para acelerar sua maturidade em ESG? Afinal, “ESG is the new digital.” A transformação ESG é a nova transformação digital. A pergunta é: como acelerá-la?

O Fórum ao vivo ESG é o novo digital: a sustentabilidade como matriz estratégica no futuro das organizações, realizado por MIT Sloan Review Brasil e Accenture Brasil, aborda o desafio em seus vários ângulos, contando com a participação de Matthew Govier e Silvio Barboza. Inscreva-se!

O que iremos abordar:

Inovação:

81% dos CEOs afirmam que já estão desenvolvendo algum produto e/ou serviço sustentável. Mas é factível descontinuar produtos e serviços não sustentáveis e aumentar os sustentáveis – por empresa?

Parcerias:

49% dos CEOs têm iniciativas com outros players com o objetivo de reduzir a emissão de gases de efeito estufa e outros. Mas é possível amplificar?

Metas:

57% dos CEOs acreditam estar trabalhando para manter o aumento de temperatura em 1,5ºC. Mas isso pode ser acelerado?

Liderança:

CEOs transformacionais se destacam nesse movimento. Mas o que torna um CEO transformacional?

Avaliação de riscos relacionados ao clima:

43% dos CEOs estão fazendo e divulgando essa avaliação; é possível aumentar esse percentual?

Aceleradores:

Segundo os CEOs, seria de grande ajuda um maior entendimento do potencial da tecnologia, exploração de mais soluções baseadas na natureza, maior investimento em empregos verdes, mensuração de mais dados ESG, maior avanço nos modelos de negócio net-zero, maior acesso a capital. Mas como fazer isso?

Participantes

Silvio Barboza

Managing Director, Accenture Client Group Lead Consumer & Retail

Matthew Govier

Managing Director, Accenture Sustainability Services for Latin America

Rodrigo Figueiredo

Vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da LatAm na Ambev

Gabrielle Teco

Mediadora | CEO da Qura e diretora-executiva de MIT Sloan Review Brasil




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