Em tempo de rupturas, não adianta melhorar; é preciso transformar – estrategicamente. Mas será que todos sabem o que é estratégia realmente?

Inscreva-se para garantir seu lugar nesta verdadeira imersão sobre estratégia

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM

Estratégia é a maneira pela qual mudamos intencionalmente um sistema, qualquer que ele seja.

No caso dos sistemas “empresas”, onde se diz que há uma estratégia normalmente encontramos aspirações ou declarações de interesse. A maioria das decisões que as instituições, e as pessoas dentro delas, tomam não tem base sólida. Essa confusão entre estratégia e aspiração pode ter consequências danosas sobre desempenho e competitividade.



Mais uma confusão comum é achar que a estratégias na economia digital resultariam apenas de experimentação, dispensando uma base formal.

É claro que deve haver experimentação para criar estratégias e fazer com que evoluam, mas a transformação de um sistema nunca pode ser apenas empírica.

Frontiers, a revista ao vivo da MIT Sloan Review Brasil, vai discutir conceitos e casos reais de estratégia no Brasil, respondendo a questões como:

O modo de ver estratégia: um processo de transformação de aspirações em capacidades

O papel do contexto para criação e execução da estratégia – tempo, espaço e escala – e a economia digital

Como escolher aspirações que têm maior potencial de se transformarem em capacidades

Peculiaridades estratégicas dos diferentes tipos de organizações: startups, empresas estabelecidas, ecossistemas etc.



Programação



18h – 18h40

KEYNOTE

O que é estratégia – com um viés de negócios, com Silvio Meira



18h40-19h

FAST TALK

A experiência estratégica das empresas brasileiras, das tradicionais às startups, com com Fernanda Bornhausen



19h-19h20

FAST TALK

Case Porto Digital, com Pierre Lucena



19h20-20h00

PAINEL

Estratégia em tempos digitais



*Este Frontiers homenageia os 100 anos da publicação do livro Tractatus Logico-Philosophicus, de Ludwig Wittgenstein, onde se lê a tese de que todo problema filosófico é um problema de linguagem. O problema estratégico também é um problema de linguagem.





Participantes



Pierre Lucena

Presidente do Porto Digital

Silvio Meira

Cientista-chefe da The Digital Strategy Company, e professor extraordinário do CESAR School

Fernanda Bornhausen

Co-founder e diretora da consultoria Clear Inovação e conselheira da MIT Sloan Review Brasil.

Adriana Salles

Diretora-editorial da MIT Sloan Review Brasil (mediação)



Todos os direitos reservados