Em tempo de rupturas, não adianta melhorar; é preciso transformar – estrategicamente. Mas será que todos sabem o que é estratégia realmente?
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM
Estratégia é a maneira pela qual mudamos intencionalmente um sistema, qualquer que ele seja.
No caso dos sistemas “empresas”, onde se diz que há uma estratégia normalmente encontramos aspirações ou declarações de interesse. A maioria das decisões que as instituições, e as pessoas dentro delas, tomam não tem base sólida. Essa confusão entre estratégia e aspiração pode ter consequências danosas sobre desempenho e competitividade.
Mais uma confusão comum é achar que a estratégias na economia digital resultariam apenas de experimentação, dispensando uma base formal.
É claro que deve haver experimentação para criar estratégias e fazer com que evoluam, mas a transformação de um sistema nunca pode ser apenas empírica.
Frontiers, a revista ao vivo da MIT Sloan Review Brasil, vai discutir conceitos e casos reais de estratégia no Brasil, respondendo a questões como:
O modo de ver estratégia: um processo de transformação de aspirações em capacidades
O papel do contexto para criação e execução da estratégia – tempo, espaço e escala – e a economia digital
Como escolher aspirações que têm maior potencial de se transformarem em capacidades
Peculiaridades estratégicas dos diferentes tipos de organizações: startups, empresas estabelecidas, ecossistemas etc.
Programação
18h – 18h40
KEYNOTE
O que é estratégia – com um viés de negócios, com Silvio Meira
18h40-19h
FAST TALK
A experiência estratégica das empresas brasileiras, das tradicionais às startups, com com Fernanda Bornhausen
19h-19h20
FAST TALK
Case Porto Digital, com Pierre Lucena
19h20-20h00
PAINEL
Estratégia em tempos digitais
*Este Frontiers homenageia os 100 anos da publicação do livro Tractatus Logico-Philosophicus, de Ludwig Wittgenstein, onde se lê a tese de que todo problema filosófico é um problema de linguagem. O problema estratégico também é um problema de linguagem.
Participantes
Pierre Lucena
Presidente do Porto Digital
Silvio Meira
Cientista-chefe da The Digital Strategy Company, e professor extraordinário do CESAR School
Fernanda Bornhausen
Co-founder e diretora da consultoria Clear Inovação e conselheira da MIT Sloan Review Brasil.
Adriana Salles
Diretora-editorial da MIT Sloan Review Brasil (mediação)
Todos os direitos reservados